Inscrições para seleção de bailarinos estão abertas até o dia 30 de abril
O projeto Dança e Tecnologia – novas formas de mover está com inscrições abertas para a seleção de cinco bailarinos que participarão da pesquisa, criação e apresentação de um espetáculo inédito que une expressões artísticas periféricas às novas tecnologias. A iniciativa é uma realização da Graviola Produções e foi aprovada pela PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.
As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 30 de abril, por meio do formulário online disponível neste link. Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e possuir experiência em danças periféricas e populares, como samba, funk, passinho e danças urbanas. Os interessados devem enviar um vídeo de apresentação (de 1 a 3 minutos), uma carta de intenção explicando seu interesse na temática do espetáculo e uma cópia do documento de identidade. Confira abaixo o regulamento:
Regulamento
para a seleção
de bailarinos
O projeto Dança e Tecnologia – novas formas de mover é aprovado pela PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, e tem como objetivo fomentar a cultura nacionalmente ao apoiar todos os Estados, o Distrito Federal e os Municípios brasileiros, durante 5 anos, com início em 2023.
1. OBJETIVO
O presente regulamento tem como objetivo estabelecer as normas para a seleção de cinco (5) bailarinos para participar da pesquisa, criação e apresentação de um espetáculo baseado na temática DANÇA E TECNOLOGIA, com enfoque nas danças periféricas – danças essas que tenham sua base na cultura popular carioca (samba, funk, passinho, danças urbanas…), para uma criação cênica colaborativa.
2. PÚBLICO-ALVO
A seleção é destinada a bailarinos maiores de 18 anos, com experiência em danças periféricas e populares com interesse na interseção entre dança e tecnologia.
3. INSCRIÇÃO
3.1. As inscrições serão realizadas por meio de um formulário online, disponível no link inscrições, do dia 25/03/2025 ao dia 30/04/2025.
3.2. Os candidatos deverão enviar:
a) Link de vídeo de apresentação (de 1 a 3 minutos), demonstrando suas habilidades em danças periféricas com a data de gravação; O link deverá ser do Youtube ou Google Drive;
b) Carta de intenção, explicando seu interesse na temática do espetáculo;
c) Cópia do documento de identidade comprovando a maioridade quando solicitado.
Os dados pessoais fornecidos pelos candidatos serão tratados com a máxima confidencialidade, sendo utilizados exclusivamente para os fins previstos neste regulamento. Os dados não serão repassados, vendidos ou compartilhados com terceiros, salvo em situações específicas previstas por lei ou quando houver consentimento explícito do candidato.
4. SELEÇÃO
4.1. O processo seletivo ocorrerá em duas etapas:
a) Análise documental e audiovisual – Avaliação do material enviado pelos candidatos;
b) Audição presencial – Convocação dos selecionados para uma audição prática, onde serão avaliados técnica, presença cénica e capacidade de experimentação com elementos tecnológicos.
4.2. A comissão avaliadora será composta por profissionais da cultura.
4.3. A divulgação dos aprovados será feita nas redes sociais e site da Graviola Produções *[inserir data]*.
5. COMPROMISSOS DOS SELECIONADOS
5.1. Os bailarinos selecionados deverão participar integralmente das etapas do projeto, incluindo:
a) Oficinas de pesquisa e desenvolvimento coreográfico no mês de maio/2025;
b) Ensaios regulares no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro conforme cronograma estabelecido;
Terças-feiras: 13:20h às 15h30min
Quartas-feiras: 9:30h às 12h
Quinta-feira: 9:45h às 12h
c) Apresentações públicas do espetáculo no mês de junho/2025 nos seguintes bairros:
Tijuca;
Centro – Gamboa;
Gávea;
Santa Cruz;
5.2. Os participantes receberão ajuda de custo, conforme descrito abaixo:
R$ 2.000,00 (dois mil reais) referente ao mês de ensaio;
R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) referente às 6 apresentações no mês de junho;
5.3. O descumprimento de compromissos pode resultar na substituição do bailarino.
6. DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1. A participação na seleção implica na aceitação integral deste regulamento.
6.2. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora.
6.3. O presente regulamento entra em vigor na data de sua publicação.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail giulia@graviolaproducoes.com.br